quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dançar em louvor a Deus? É Proibido Dançar em Igrejas?


Nos tempos em que se segue  vemos com olhos próprio as danças disseminando em algumas igrejas evangélicas de canto a canto. O motivo é um louvor alegre ao culto à Deus cantando e dançando alegre e animadamente.

Devemos levar em conta duas coisas: Aceita Deus esse tipo de louvor hoje? As danças de louvores realizados antigamente são bases para tomarmos em consideração nesses tempo? Devemos nunca se esquecer que o oferecimento de qualquer coisa a Deus (ofertas, culto e louvor) deve ser de Sua agradável vontade. Assim como foi a oferta de Abel que agradou a Deus. E também as danças como de Miriã e Davi foi sim um louvor a Deus. Mas hoje não se aplica. Saiba o porque:

Para não prolongar muito e ficar fazendo rodeios, vamos direto ao ponto com a citação de Ellen G. White no Livro Patriarcas e Profetas:

"A dança de Davi em júbilo reverente perante Deus, tem sido citado pelos amantes dos prazeres para justificarem as danças moderna da moda; mas não há base para tal argumento. Em nosso tempo a dança está associada com extravagância e as orgias noturnas. A saúde e a moral são sacrificadas ao prazer. Para os que frequentam os bailes, Deus não é objeto de meditação e reverência; sentirse-iam estarem em oração deslocados na assembléia deles. Esta prova deve ser decisiva.Diversões que tendem enfraquecer o amor  as coisas sagradas e diminuem a alegria no serviço de Deus, não devem ser procurados por cristãos. A música e a dança em júbilo de louvor a Deus por ocasião da mudança da arca, não tem a mais pálida semelhança com a dissipação da dança moderna.A primeira tendia a lembrança de Deus, e exaltava o Seu santo nome. A última é ardil de Satanás para fazerem os homens se esquecer de Deus e o desonrarem.  "Patriarcas e Profetas pág 522(lembrando que essa citação é de uma nova edição; "Conectando com Jesus", podendo ser a página diferenciada da original devido à forma de edição.

Aqui nesse texto é citado duas formas de danças: as mundanas (bailes e festas mundanas) e comparada as danças na igreja. Com isso acrescento:

Se louvarmos a Deus dançando em igrejas (ainda mais com músicas agitadas), esqueceremos dEle, passaremos a louvar a nós mesmos (se não a satanás também) porque a adrenalina sobe no corpo e ficará em louvor própio. Por isso não é adequado louvar a Deus dançando nos dias de hoje.

Silencio, reverencia, amor,humildade.... são umas das ações que devemos estar diante da presença de Deus e alegria,gratidão e satisfação é que devemos estar para louvar ao Deus eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Significado do Símbolo (logo, Emblema) JA

Emblema JA é o simbolo mundial dos Jovens Adventistas que significa: "Através da Cruz de Cristo os Jovens Adventistas levam as três m...