1 Coríntios 14
Hoje bem sabemos que este tema é polêmico e gera muitas discussões. Mas o que devemos levar em conta primeiramente sobre esta questão, é saber se o don de falar em línguas é ou não é um don real do Espírito Santo. Vejamos a bíblia responde: “...a um a variedade de línguas, e a outros a capacidade de interpreta-las.” 1 Cor 12:10 Versão traduzida, ja traz propriamente a dita; “linguas estranhas” ,como é falada hoje!
Observemos bem quando no próprio verso é dito que os dons de línguas é acompanhado de um outro don vindo de uma outra pessoa para que ela tenha a capacidade de interpreta-las .
Paulo diz que, temos de orar com inteligência (I Cor. 14: 15). Isto é: Com lucidez e clareza.
Eis aí que surge muitas confusões nas igrejas evangélicas que praticam esses dons!
De que adianta ter-se esses dons se a igreja não obter um interprete? Que benefícios teriam-se? Seria possível entender o que eles estão falando? Sabemos que não! Veja o que diz Paulo em 1Cor 14:9 “Assim também como é que os outros vão entender o que vocês estão dizendo se a mensagem por meio de línguas estranhas não for clara?Vocês estariam falando para o vento!” Ele ainda aponta uma solução quando não há interprete: “E se alguém falar língua estranha... haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.” Vs: 27-28
“Imaginem que a igreja esteja reunida e todos começam a falar em línguas estranhas. Se chegarem alí algumas pessoas simples ou descrentes,será que não vão achar que estó loucos?” Vs 23
Veja mais o que ele diz: Verso 13: “Portanto quem fala em línguas estranhas devem orar a Deus para que lhe dê o dom de interpretar o que elas querem dizer!”
“ Se você da graças a Deus em linguas estranhas, como é que uma pessoa simples que estiver na reunião poderá dizer “amém” à oração de agradecimento que você fez? Ela não vai conseguir entender nada o que você está dizendo!” vs 16
Para completar com claresa o que estes versos querem dizer, ele acrescenta mais dois pontos importantes: vs 26 “Portanto meus irmãos, o que deve ser feito? Quando vocês se reunirem na igreja, um irmão tenha um hino para cantar,outro, alguma coisa para ensinar,outro uma revelação de Deus, outro uma mensagem em linguas estranhas e outro a capacidade de interpreta-las.”
Vs 39 “Assim, meus irmãos,procurem sempre anunciar a mensagem de Deus, mas não proíbam que falam em linguas estranhas.” Vs 40 Portanto façam tudo com decência e ordem!
Hoje nós vemos que os que falam em línguas estranhas, estão praticando a desordem por não haver uma outra pessoa, com a capacidade espiritual de interpreta-las para a igreja afim de que todos entendam o que está sendo dito. Assim a igreja crescerá espiritualmente, e isso é muito bom!
“decência e ordem!”, é assim que a igreja deve seguir com o Dons de línguas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário